CartaExpressa
Paciente com deficiência é deixado na calçada de hospital em que estava internado
A direção do Hospital Municipal Pedro II, na zona norte do Rio de Janeiro, afirmou ter aberto uma sindicância para apurar o caso


Um homem que estava internado no Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, zona norte do Rio de Janeiro, foi deixado do lado de fora da unidade, em uma calçada, sob o sol forte. O paciente, que não tem as duas pernas, usava fraldas e uma sonda.
Segundo testemunhas, o paciente foi deixado no local pelos próprios maqueiros da unidade de saúde. Ainda de acordo com relatos, os funcionários teriam dito ao paciente que iriam deixá-lo em um lugar mais distante para não dar problema para eles.
O paciente ainda teria relatado que foi colocado para fora da unidade após ter se negado a passar o contato da família para o hospital, e a assistente de saúde do local ter dito que não poderia fazer mais nada por ele.
Em nota, a direção do Hospital Municipal Pedro II informou que abriu uma sindicância para apurar o caso, demitiu os dois funcionários que levaram o usuário para a calçada enquanto o Serviço Social buscava um abrigo para o cidadão, que foi deixado na unidade por um abrigo de Búzios.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O que a morte de Gabriela Anelli diz sobre a violência no futebol brasileiro
Por André Lucena
Juíza manda soltar flamenguista preso após briga que levou torcedora do Palmeiras à morte
Por CartaCapital
Ciclone no Sul provoca queda de energia, deixa feridos e causa uma morte
Por Caio César
Lula já trocou o comando de GSI e Turismo; relembre as quedas nos mandatos anteriores
Por CartaCapital