Mundo

Elon Musk lança a xAI, nova empresa focada em inteligência artificial

‘O objetivo da xAI é compreender a verdadeira natureza do universo’, afirma a startup em seu site, sem dar mais detalhes

Elon Musk lança a xAI, nova empresa focada em inteligência artificial
Elon Musk lança a xAI, nova empresa focada em inteligência artificial
O magnata americano Elon Musk. Foto: Frederic J. Brown/AFP
Apoie Siga-nos no

Elon Musk anunciou nesta quarta-feira 12 o lançamento da xAI, uma nova empresa focada em inteligência artificial (IA), cujos detalhes devem ser revelados na sexta-feira.

“O objetivo da xAI é compreender a verdadeira natureza do universo”, afirma a startup em seu site, sem dar mais detalhes.

Musk explicou no Twitter que a ambição da xAI era “entender a realidade”. O site anuncia uma sessão de perguntas e respostas na sexta-feira no Twitter para falar sobre a recém-criada empresa de IA.

A empresa foi formalmente estabelecida em Nevada em março, de acordo com o registro corporativo do estado, mas afirma que sua equipe técnica está sediada na área de San Francisco, Califórnia. No momento de seu registro, Musk era listado como diretor da xAI.

A equipe da xAI, “liderada por Elon Musk”, de acordo com o site, é composta por renomados especialistas em inteligência artificial, incluindo alguns da OpenAI, criadora do ChatGPT, assim como do Google e da Microsoft.

Há vários meses, o bilionário admitiu ter comprado uma grande quantidade de unidades de processamento gráfico (GPU), essenciais para o desenvolvimento de software de IA, sem revelar o que planejava fazer com elas.

Em uma entrevista em abril ao jornalista Tucker Carlson, na época apresentador da Fox News, Musk disse que planejava “criar uma terceira opção” entre os pesos pesados da IA, além da Microsoft/OpenAI e Google.

Os dois gigantes tecnológicos desenvolveram as interfaces mais avançadas para a chamada IA generativa.

Segundo o magnata, um modelo de inteligência artificial “que se interessasse pelo universo provavelmente não destruiria a espécie humana, porque somos uma parte interessante do universo. Esperamos que ele pense assim”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo