CartaExpressa
Comissão do Senado aprova ex-chanceler de Bolsonaro para embaixada no Canadá
A escolha de Carlos França ainda tem de ser avalizada pelo plenário da Casa
A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou nesta quinta-feira 6 a indicação de Carlos França, ex-chanceler do governo de Jair Bolsonaro, para o cargo de chefe da embaixada do Brasil no Canadá.
A escolha ainda tem de ser avalizada pelo plenário da Casa Alta.
França foi indicado ao posto pelo presidente Lula. Em maio, o governo do Canadá concedeu um aval ao diplomata.
O agrément é utilizado no meio diplomático para indicar que o país aceitou o nome designado para desempenhar a função de embaixador.
Formado em Direito e em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, Carlos França é servidor do Itamaraty desde 1991.
Antes de assumir o Ministério das Relações Exteriores sob Bolsonaro, em 2021, trabalhou nas embaixadas em Washington (EUA), La Paz (Bolívia) e Assunção (Paraguai).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula decide adiar a troca de Daniela Carneiro por Celso Sabino no Turismo
Por CartaCapital
Lula recebe Jean Wyllys após retorno ao Brasil
Por Camila da Silva



