CartaExpressa
Governo pede identificação e punição de responsáveis por ataque a tiros na Terra Yanomami
O crime, ocorrido na segunda-feira 3 na comunidade Parima, deixou uma criança morta e cinco feridos
O governo federal emitiu um comunicado nesta terça-feira 4 em solidariedade às vítimas de um ataque a tiros na comunidade Parima, em Rondônia, e para afirmar que a gestão “tem atuado para que os envolvidos sejam identificados e responsabilizados”.
A área, parte da Terra Yanomami, foi atacada por garimpeiros na noite da segunda 3. No tiroteio, uma menina yanomami de sete anos morreu e outros cinco indígenas ficaram feridos.
O governo informou que tem trabalhado em “ações de planejamento e execução de operações promovidas no âmbito da expulsão de garimpeiros da TI Yanomami“.
Os feridos no ataque foram atendidos pela Secretaria Especial de Saúde Indígena e transferidos nesta tarde para Surucucu e Boa Vista, em aeronaves da Marinha e da Força Aérea Brasileira equipadas com respiradores e outros equipamentos de resgate emergencial.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


