Política
52% acham que Brasil corre risco de virar comunista, diz Datafolha
Na mesma pesquisa, 47% dos entrevistados apontaram que não enxergam nenhum legado positivo da ditadura militar no País


Um novo recorte da pesquisa Datafolha de junho, divulgado neste sábado 1, mostra que a maioria dos brasileiros acredita que o Brasil correria risco de virar um País comunista. Ao todo, 52% dos entrevistados concordam com a afirmação, sendo 33% indicando concordância total e 19% parcial.
Na outra ponta, 42% dos entrevistados pelo instituto discordam da afirmação de que o Brasil corre o risco de virar uma nação comunista. São 30% que concordam totalmente e 12% parcialmente.
Há ainda 1% que não concorda, nem discorda com a afirmação e outros 6% que não souberam responder.
Segundo o jornal, as parcelas de discordância e concordância com o tema sofrem variações significativas quando segmentadas por grupos de eleitores. Entre os que apoiam o inelegível Jair Bolsonaro (PL), o temor com o ‘risco comunista’ é de 73%. Do lado dos eleitores do atual presidente Lula (PT), quem acredita na afirmação soma 32%. A discordância, neste caso, é de 61%.
Legado da ditadura
O mesmo recorte da pesquisa divulgado neste sábado também mediu o apoio a um suposto legado positivo da ditadura militar no País. A maior parte dos entrevistados, porém, não concorda com a afirmação. Veja os números:
A ditadura, que durou de 1964 a 1985, trouxe benefícios para o Brasil?
- Concorda totalmente: 15%
- Concorda em parte: 21%
- Nem concorda, nem discorda: 1%
- Discorda em parte: 13%
- Discorda em parte: 35%
- Não sabem: 16%
A pesquisa do instituto Datafolha foi realizada de 12 a 14 de junho, ouviu 2.010 pessoas com mais de 16 anos em 112 municípios. A margem de erro de 2 pontos percentuais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O que os brasileiros pensam sobre aborto, armas e homossexualidade, segundo pesquisa Datafolha
Por CartaCapital
Bolsonaro inelegível: quem o ex-presidente deve apoiar em 2026, segundo pesquisa
Por CartaCapital
Pesquisas dão sinais ambíguos sobre apoio de evangélicos ao governo
Por Vinicius do Valle
Os índices de avaliação do governo Lula após seu 1º semestre, segundo nova pesquisa
Por CartaCapital