CartaExpressa
‘Final de semana está só alegria’, publica Janja após condenação de Bolsonaro no TSE
Postagem ‘bem-humorada’ da primeira-dama não faz, porém, menções diretas ao ex-capitão


A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, publicou, neste sábado 1, uma mensagem ‘bem-humorada’ horas após o Tribunal Superior Eleitoral confirmar a condenação de Jair Bolsonaro (PL) por abuso de poder político. A postagem não faz menções diretas ao ex-capitão, mas reforça ‘a alegria’ citada por outros aliados do presidente Lula (PT) em reações recentes.
“Eu tento fazer selfies sérias com a Resistência mas o resultado é sempre esse. Rsrsrs Bom diaaaa e excelente final de semana q está só alegria”, escreveu Janja em seu perfil oficial no Twitter.
Eu tento fazer selfies sérias com a Resistência mas o resultado é sempre esse. Rsrsrs Bom diaaaa e excelente final de semana q está só alegria. pic.twitter.com/aFD7ksUu3u
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) July 1, 2023
O bom dia ‘alongado’ lembra a reação da primeira-dama no dia em que a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do ex-capitão. Naquela ocasião, a corporação investigava a falsificação em cartões de vacinação liderada pelo ajudante de ordens do ex-presidente Bolsonaro.
Lula, por sua vez, não se pronunciou sobre a condenação do adversário político. Um evento com a presença do presidente, porém, teve gritos de ‘inelegível’ em comemoração ao que decidiu o TSE – Bolsonaro está inelegível até 2030.
Outros políticos e influencers próximos a Lula e Janja também aproveitaram a repercussão do tema. A condenação virou motivos de festa e gerou inúmeras piadas nas redes sociais nas últimas horas. CartaCapital compilou as principais manifestações sobre o caso.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Tchau, querido’: inelegibilidade de Bolsonaro vira piada e motivo de festa nas redes
Por Caio César
Veja a lista das outras 15 ações que Bolsonaro enfrenta no TSE
Por CartaCapital
Bolsonaro sinaliza temer busca e apreensão da Polícia Federal em sua casa
Por CartaCapital
‘Julgamento de Bolsonaro impõe duríssima derrota aos que queriam uma ditadura fascista’, diz líder do governo
Por Victor Ohana e Marina Verenicz
Os alertas do TSE sobre inelegibilidade que Bolsonaro escolheu ignorar
Por CartaCapital
Como uma ideia de Fachin levou, sem querer, à condenação de Bolsonaro no TSE
Por André Barrocal