Mundo
Brasil quer reintegrar a Venezuela ao Mercosul, mas não deve tratar tema na próxima cúpula
A informação foi dada pela secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, em entrevista concedida sobre a ida do presidente Lula à cúpula


O Ministério das Relações Exteriores informou, nesta quinta-feira 29, que o Brasil deseja reintegrar a Venezuela ao Mercosul, mas adiantou que o tema não deve ser tratado na próxima reunião da cúpula que acontece nesta sexta-feira.
A informação foi dada pela secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty, Gisela Padovan, em entrevista concedida sobre a ida do presidente Lula (PT) à cúpula.
A Venezuela chegou a fazer do Mercosul, mas está suspensa desde 2017 por descumprimento de algumas obrigações previstas no acordo. Gisela Padovan mencionou uma retomada de diálogo.
“A Venezuela foi suspensa [do Mercosul] pelo não cumprimento do calendário de obrigações exigido de qualquer membro que busque ingressar. […] Estamos retomando o diálogo, interrompido por vários anos com a Venezuela – interrompido, diga-se de passagem, com vários custos para o Brasil, como assistência consular inexistente”, afirmou a diplomata.
“Na agenda desta cúpula não está prevista qualquer discussão. Mas, evidentemente que, neste contexto de retomada do diálogo que estamos promovendo com a Venezuela, este assunto deverá ser debatido em algum momento. Não há previsão, mas é um tema que está na nossa pauta. Eventualmente, gostaríamos de ver a Venezuela reintegrada ao Mercosul”, acrescentou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula sanciona lei para amenizar a queda de repasses a municípios com redução populacional
Por CartaCapital
Os índices de aprovação dos prefeitos das 10 maiores capitais, segundo pesquisa
Por CartaCapital
STF torna réu deputado bolsonarista que xingou Moraes
Por Wendal Carmo
Caixa vai novamente à Justiça contra Pedro Guimarães por casos de assédio moral e sexual
Por Wendal Carmo
Voto contra Bolsonaro no TSE tem menção a ‘Terra plana’
Por CartaCapital
Bolsonaro diz que ‘vaquinha’ via Pix rendeu o bastante para pagar multas atuais e futuras
Por CartaCapital