Cultura

assine e leia

Poções mágicas em plena São Paulo

Fenômeno do boca a boca no nicho de obras de fantasia, o romance ‘Porém Bruxa’ ganha nova edição

Poções mágicas em plena São Paulo
Poções mágicas em plena São Paulo
A partir de elementos fantásticos, Carol Chiovatto aborda temas como transfobia e colonialismo – Imagem: Renato Parada
Apoie Siga-nos no

Um romance de fantasia urbana que tem como cenário a São Paulo dos dias de hoje. Assim é Porém Bruxa, de Carol Chiovatto. A escolha da cidade como espaço da narrativa é, por si, um elemento de atração para toda uma geração de leitores que se acostumou a histórias de magia passadas em Londres ou Nova York.

A narrativa estrutura-se como uma típica história de detetives, mas é permeada por elementos fantásticos, como pessoas que podem sustentar um prédio em desabamento, poções capazes de localizar desaparecidos e pactos com o além.

A protagonista da história é Ísis, uma bruxa que precisa proteger a região do Butantã, na Zona Oeste da capital paulista. Cabe a ela perceber quando um crime envolve práticas mágicas ou quando a magia é usada indevidamente.

A cena que abre o livro é um tremor de terra no metrô, entre as estações Pinheiros e Butantã. Ísis percebe tratar-se de magia e logo descobre um bruxo adolescente revoltado, com chamas acesas nas mãos.

É o tipo de caso com o qual ela precisa lidar diariamente, exceto quando decide usar seus poderes para ajudar a policial civil Helena, da Delegacia da Mulher, na busca por uma garota desaparecida. Os traumas e o estilo de vida de Ísis fazem lembrar os da personagem obscura da Marvel Jessica Jones, que ganhou uma série na Netflix. Já a presença de divindades e rituais religiosos de diferentes matizes remetem ao romance Deuses Americanos, de Neil Gaiman.

PORÉM BRUXA. Carol Chiovatto. Suma (320 págs., 29,90 reais)

Um dos trunfos de Porém Bruxa é não tecer uma fuga completa da realidade. Entre os temas que a autora aborda estão transfobia, feminismo, bissexualidade, poliamor, colonialismo, pessoas sem-teto, intolerância religiosa e povos indígenas.

Publicado originalmente em 2021, pela Avec, uma editora de Porto Alegre especializada em fantasia, mistério e histórias em quadrinhos, Porém Bruxa tornou-se um fenômeno “boca a boca” e, recentemente, foi relançado por uma editora maior. À nova edição foram acrescentados dois contos – um atrativo para os fãs que já possuíam o exemplar da Avec.

Dona de uma linguagem fácil – em algumas passagens, o livro soa até excessivamente coloquial – e hábil na construção do enredo, Carol não faria feio na lista dos títulos mais vendidos no gênero, composta, basicamente, de obras de autores internacionais. Com este relançamento, Porém Bruxa tem tudo para se tornar um fenômeno ainda maior de vendas. •

Publicado na edição n° 1266 de CartaCapital, em 05 de julho de 2023.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo