CartaCapital

assine e leia

Cartas Capitais

Primeiro passo Lula não está errado. Sou professora do Fundamental II e tenho alunos de 13 e 14 anos semianalfabetos. Alfabetizar na idade certa é de ­suma importância para o desenvolvimento educacional deste País.Laiss C. Ao menos Lula está tentando encontrar o prumo para a […]

Cartas Capitais
Cartas Capitais
Apoie Siga-nos no

Primeiro passo
Lula não está errado. Sou professora do Fundamental II e tenho alunos de 13 e 14 anos semianalfabetos. Alfabetizar na idade certa é de ­suma importância para o desenvolvimento educacional deste País.
Laiss C.

Ao menos Lula está tentando encontrar o prumo para a educação. Infelizmente, o governo irresponsável do seu antecessor, em todos os aspectos, conseguiu destruir quase todas as áreas. Neste balaio, a educação foi dizimada.
Henriette Barros

Comovam-se
Depois da reviravolta do lawfare envolvendo o presidente Lula, de volta ao cenário político brasileiro e internacional, imagino que muitos estadistas estavam com saudades dele. O papa Francisco tem, de fato, o companheiro certo para lutar pela paz no mundo, em particular no conflito entre Ucrânia e Rússia. Lula, como bom negociador que é, pode capitanear os países que vão convencer o presidente Vladimir Putin sobre o melhor a fazer: restabelecer a paz com a Ucrânia e terminar este conflito que não leva a nada.
Paulo Sérgio Cordeiro

Corrida de obstáculos
Ao se referir aos jovens que nem estudam nem trabalham, os sociólogos deveriam abolir o uso da ­expressão “nem-nem”. Seria mais ­adequado falar nos jovens “sem-sem”, sem escola e sem trabalho.
Wilson Roberto Barbosa

Quem não conhece um filho de ­alguém rico e influente, que se formou de qualquer jeito e hoje ocupa cargos importantes, apenas por causa de seu sobrenome? Seja na empresa da família ou de amigos, a vaga é sempre garantida, independentemente de sua competência ou preparo.
Karen Paro

Guerra Fria
Arthur Lira acumula processos e investigações nas costas. Seu fim está chegando. Que a excelente ­indicação de Lula se concretize para ­colocar os extremistas em seu devido lugar: a cadeia.
Larissa Altoé

A verdadeira independência
Muito oportuno o artigo do senador Jaques Wagner. Poucos brasileiros conhecem essa parte da história. Livros e meios de comunicação a ignoram. Tomara que esta revista trate de publicar matérias alusivas a este momento histórico e ajude a recuperar a memória das nossas lutas por independência.
Cláudio Lemos Silva

Nas masmorras de Goiás
É lastimável saber que isso aconteça hoje, em pleno ­século XXI. Pelo visto, a ditadura ainda precisa ser combatida. Ela nos ronda.
Cleonice Braga

O pior dos crimes é a agressão desumana aos encarcerados. O respeito é prioritário em uma luta pela reabilitação.
Aurely Thomé

Como há transformação no cárcere nestas condições? Acredito na ressocialização, mas não em um lugar dominado pela violência e que desrespeita os direitos da pessoa humana.
Teka Miranda

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s