Educação
Inscrição para o Sisu começa nesta segunda; saiba como funciona
Podem se inscrever nesta etapa do Sisu todos aqueles que participaram do Enem em 2022


Começa nesta segunda-feira 19 o período de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O sistema permite o ingresso de estudantes em universidades públicas com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2022. As vagas são para o segundo semestre de 2023.
Podem se inscrever nesta etapa do Sisu todos aqueles que participaram do Enem em 2022. Os interessados também não podem ter zerado a redação. O Sisu também não aceita participantes do Enem que optaram pela condição de ‘treineiro’ no Enem 2022.
A participação no Sisu é gratuita e as inscrições se encerram já nesta quinta-feira, dia 22 de junho. Ao todo, o Ministério da Educação (MEC) informa ter disponibilizado 51.277 vagas em 1.666 cursos de graduação. São 65 instituições de educação superior participantes.
Inscrição
Para se inscrever, o participante precisa ter o cadastro no Login Único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Caso já tenha o cadastro, basta que o interessado realize o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. As inscrições para o Sisu são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Acesso Único.
O candidato pode se inscrever para o processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga em instituição de educação superior participante da seleção unificada. É necessário que, no momento da inscrição, o interessado identifique por ordem de preferência as vagas optadas, com indicação de local de oferta, curso e turno. Também é necessário informar a modalidade de concorrência, conforme previsto no edital.
Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento, devendo inclusive se certificar das opções escolhidas até o término do prazo de inscrição. A classificação no processo seletivo do Sisu será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema.
Resultado
O MEC divulgará o resultado da inscrição no processo seletivo no dia 27 de junho, pelo Portal Acesso Único. O candidato também pode conferir o resultado direto nas instituições de educação superior em que se inscreveu.
(Com informações do MEC)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula anuncia recomposição bilionária de orçamento das universidades e institutos federais
Por Wendal Carmo
Os riscos para a Educação caso o Fundeb se mantenha sob as regras do arcabouço fiscal
Por Ana Luiza Basilio