CartaExpressa
‘Sequer sabia da existência’, diz Pacheco sobre o PL que criminaliza ‘discriminação’ contra políticos
O texto foi aprovado pela Câmara na quarta-feira 14 e ainda será votado pelos senadores


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quinta-feira 15 desconhecer o projeto de lei que criminaliza a “discriminação” contra políticos. O texto foi aprovado na quarta pela Câmara dos Deputados.
O PL é de autoria de Dani Cunha (União-RJ) e teve a relatoria de Cláudio Cajado (PP-BA). O texto tipifica “o crime de discriminação contra pessoas politicamente expostas”, grupo a englobar, por exemplo, parlamentares, ocupantes de cargos no Executivo Federal, ministros de Estado, prefeitos, governadores, ministros de tribunais como o STF e integrantes do Conselho Naiconal do Ministério Público.
“Eu não sabia sequer da existência desse projeto na Câmara. Mas, obviamente, aprovado na Câmara, ao chegar ao Senado nós vamos conhecer o texto e identificar por quais comissões ele deva passar. Mas eu não conheço o texto, não posso opinar”, disse Pacheco.
Segundo o projeto, sofrerá uma pena de até quatro anos de reclusão quem cometer crimes “resultantes de discriminação em razão da condição de pessoa politicamente exposta, ou de pessoa que esteja respondendo a investigação preliminar, termo circunstanciado, inquérito ou a qualquer outro procedimento investigatório de infração penal, civil ou administrativa, ou de pessoa que figure na posição de parte ré de processo judicial em curso”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Veja como votou cada deputado no PL que criminaliza discriminação contra políticos
Por CartaCapital
Relator do arcabouço no Senado confirma mudanças no texto
Por CartaCapital
O parecer do relator no Senado sobre a indicação de Zanin ao STF
Por CartaCapital