CartaExpressa

Governo agirá sobre comércio eletrônico estrangeiro em busca de ‘concorrência leal’, diz Alckmin

O vice-presidente também voltou a defender uma queda na taxa básica de juros, a Selic, mantida pelo Banco Central em 13,75% ao ano

Governo agirá sobre comércio eletrônico estrangeiro em busca de ‘concorrência leal’, diz Alckmin
Governo agirá sobre comércio eletrônico estrangeiro em busca de ‘concorrência leal’, diz Alckmin
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin (PSB-SP). Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta quarta-feira 14 que o Ministério da Fazenda e a Receita Federal tomarão medidas a fim de garantir uma concorrência leal entre o comércio brasileiro e plataformas eletrônicas estrangeiras.

A “lealdade concorrencial” esteve na pauta de uma reunião comandada pelo presidente Lula (PT) com ministros e representantes do varejo.

“A importação de produtos sem pagar imposto chega a 70 bilhões de reais, quase chegou no ano passado. Isso é quase 1% do PIB. E não prejudica só o comércio instalado, prejudica a indústria também, indústria brasileira”, criticou Alckmin após a agenda. “A Fazenda e a Receita vão agir.”

Ele também voltou a defender uma queda na taxa básica de juros, a Selic, mantida pelo Banco Central em 13,75% ao ano.

“Acabamos de verificar nos números do varejo um não crescimento. A questão de juros é extremamente preocupante”, reforçou. “Os juros futuros estão com queda, e não há nada que justifique a taxa de juros real estar em crescimento.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo