Política
Conselho de Ética do Senado agenda análise de representações contra Damares e Flávio
O colegiado deve analisar, ao todo, 13 requerimentos contra senadores


O Conselho de Ética do Senado pautou para esta quarta-feira 14 a análise de 13 requerimentos de abertura de processo disciplinar. Estão na mira, entre outros, os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) Damares Alves (Republicanos-DF).
Contra o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) há duas representações. Uma delas, protocolada pelo ex-deputado federal Alexandre Frota em 2020, se baseia no caso da rachadinha, investigado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.
O segundo requerimento contra Flávio partiu do PSOL, que imputa ao senador quebra de decoro parlamentar por suposta associação a milícias do Rio de Janeiro. A legenda cita sua proximidade com Fabrício Queiroz, um ex-assessor, e Adriano Magalhães Nóbrega, apontado como chefe do Escritório do Crime e morto em confronto com policiais militares, em 2020, na Bahia.
Damares também é alvo de um requerimento protocolado pelo PSOL. Na peça, a legenda pede que a senadora seja enquadrada em quebra de decoro parlamentar devido à política adotada contra os povos indígenas, em particular os yanomamis, enquanto ocupou o cargo de ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, no governo Bolsonaro.
Também são alvo de pedidos de abertura de processo disciplinar os senadores Cid Gomes (PDT); Davi Alcolumbre (União Brasil); Jayme Campos (União Brasil); Jorge Kajuru (PSB); Chico Rodrigues (PSB); Humberto Costa (PT); Styvenson Valentim (Podemos); e Randolfe Rodrigues, além do ex-senador Paulo Rocha (PT).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo avalia ajuste no arcabouço para evitar bloqueio de R$ 40 bilhões no Orçamento
Por Wendal Carmo
Zanin mantém périplo pelo Senado e ganha apoio unânime do PSD
Por Wendal Carmo
Bolsonarismo usa desinformação sobre benefícios e São Francisco para tentar neutralizar o PT no Nordeste, diz estudo
Por Wendal Carmo
Ação pela inelegibilidade de Bolsonaro caiu na ‘vala comum’ e o TSE ‘cumprirá sua missão’, diz Moraes
Por CartaCapital