Educação

Colégio do RS cancela evento com Frei Betto após pressão de pais de alunos

Abaixo-assinado alega que o teólogo seria ‘contra valores importantes e essenciais na educação das crianças’

Colégio do RS cancela evento com Frei Betto após pressão de pais de alunos
Colégio do RS cancela evento com Frei Betto após pressão de pais de alunos
O teólogo e escritor Frei Betto. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Colégio São José, instituição particular de Caxias do Sul (RS), cancelou um evento com o teólogo e escritor Frei Betto que aconteceria nesta terça-feira 13, após a repercussão de um abaixo-assinado promovido por pais e responsáveis por estudantes.

Na manifestação, com mais de 2,7 mil adesões, os familiares alegam que Betto “é militante de programas pastorais e sociais”, além de autor de livros e artigos “que se apresentam totalmente contra aos valores que acreditamos ser importantes e essenciais na educação de nossas crianças”.

Os responsáveis pelos alunos criticam a obra Sexo, Orientação Sexual e ‘Ideologia de Gênero’, que faz uma crítica ao preconceito e à discriminação da Igreja Católica contra pessoas transgênero e homoafetivas.

Após a repercussão do caso, o colégio anunciou que o evento, intitulado As fomes do Brasil e esperanças de futuro, não seria mais realizado nas dependências da instituição.

Nas redes sociais, é possível identificar comentários ligando a palestra de Frei Betto ao “comunismo” e a uma suposta “doutrinação da esquerda”.

Frei Betto tem atuação voltada aos movimentos sociais e aos direitos humanos e acumula premiações. Ele é autor de mais de 60 obras, marcadas por reflexões sociais e debates, a exemplo de Batismo de Sangue: Os dominicanos e a morte de Carlos Marighella, lançada em 1982 e vencedora do Prêmio Jabuti.

O teólogo comentou o episódio em mensagem enviada ao jornal Folha de S.Paulo “A direita entrou em campo, fez esse manifesto e deram pra trás”, disse. “Não é a primeira vez [que algo do tipo acontece]. Já me agrediram em fila de autógrafo. Já estou acostumado. É um sinal positivo. Sempre digo que há pessoas que, se me elogiassem, eu me sentiria muito mal.”

Créditos: Divulgação

Evento é transferido para Universidade de Caxias do Sul

A Universidade de Caxias do Sul anunciou que vai sediar a palestra com Frei Betto na terça-feira 13. O evento acontecerá às 19h, no teatro da instituição, no bloco M.

O evento é gratuito, mas é necessário retirar o ingresso junto às entidades promotoras. Os participantes são convidados a doar alimentos e materiais de higiene na entrada do evento, para serem distribuídos a entidades comunitárias que trabalham com crianças, idosos e adolescentes.

A organização da palestra é uma iniciativa do Fórum das Entidades e Movimentos Sociais composto por dezenas de organizações de Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves e Ipê, que se propõe a trazer para a região temas de debates nacionais e palestrantes renomados.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo