CartaExpressa
No Dia dos Namorados, Lula se desculpa por não ter criado o ‘Ministério do Namoro’
A brincadeira tem origem ainda na campanha eleitoral, em 2022


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma brincadeira envolvendo a criação de um “Ministério do Namoro” nesta segunda-feira (12), Dia dos Namorados. A declaração foi concedida após reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Palácio do Planalto.
Lula começou o discurso pedindo desculpas aos jornalistas por “impedir” que eles almoçassem com parceiros, já que estavam a esperar uma declaração de ambos após o encontro. “Possivelmente muitos de vocês marcaram almoço com o namorado ou com a namorada, e eu consegui impedir isso, porque eu também não almocei.”, disse.
“Então, desculpem. Eu fiquei de criar o Ministério dos Namorados, não criei. E nem criei condições de namorar no almoço. Fica para a próxima vez, ou à noite, o dia não acabou”, acrescentou.
https://www.youtube.com/shorts/zB5j-B4j_UQ
A brincadeira tem origem ainda na campanha eleitoral, em 2022. À época, durante entrevista ao Flow Podcast, Lula apresentou sua perspectiva de amor e fez uma promessa aos brasileiros. “Um homem sem um amor não é nada. No meu governo todo mundo vai namorar”, prometeu.
Desde então, a declaração tem rendido memes. No início do governo, o petista entrou na brincadeira e disse que o programa do governo federal para ajudar as pessoas a arrumarem namorado só seria lançado “depois do Carnaval”.
Esperando Lula entrar no ar no horário nobre pra lançar hoje o Ministério do Namoro 💅🏾 pic.twitter.com/PZRoZ5Oo5U
— Preta Ijimú (@Nailahnv) June 12, 2023
Nesta segunda-feira, inúmeros internautas e até parlamentares brincaram com a ‘promessa’. Líder do PT na Câmara, o deputado Zeca Dirceu disse que seu nome segue “à disposição para assumir os trabalhos do Ministério do Namoro”. O diretório da legenda no Rio de Janeiro também aproveitou a data: “você prometeu, Lula”, escreveu numa rede social.
Nosso presidente cumprindo tudo que falou durante a campanha, agora só falta o ministério do amor. Lula, você prometeu que: “no meu governo todo o mundo vai namorar”. Corre, dia 12 de junho está chegando 😅 pic.twitter.com/99V6or8KaB
— PT-RJ (@PTRJ13) June 10, 2023
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula se reúne com presidente da Comissão Europeia e critica previsão de sanções no acordo Mercosul-UE
Por Wendal Carmo
Lula cometerá um erro se trocar uma ministra evangélica por um bolsonarista, diz Waguinho
Por CartaCapital