Educação

Inauguração de campus com Lula em Pernambuco tem vaias a Raquel Lyra

O campus de Paulista passou por reformas que foram finalizadas em fevereiro; o governo anunciou um novo campus do instituto em Olinda

Inauguração de campus com Lula em Pernambuco tem vaias a Raquel Lyra
Inauguração de campus com Lula em Pernambuco tem vaias a Raquel Lyra
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e o presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) participou, nesta quarta-feira 7, da cerimônia de inauguração do campus do Instituto Federal de Pernambuco na cidade de Paulista.

A unidade, inaugurada em 2014, durante o governo de Dilma Rousseff (PT), passou por reformas que custaram 12 milhões de reais e terminaram em fevereiro deste ano. O IF Paulista funcionou em instalações provisórias entre 2015 e meados de 2020, quando houve o início da transição para a sede definitiva, em que já ocorrem aulas há cinco meses.

Com área total de 6,4 mil metros quadrados, o campus conta com bloco administrativo, biblioteca, auditório, 16 salas de aula, 12 laboratórios, área de convivência, 46 docentes, 30 técnicos-administrativos em educação e 1.125 estudantes matriculados em diferentes cursos.

Durante a cerimônia, também foi anunciada a construção de um refeitório na unidade, além da autorização para construir um campus do instituto em Olinda, assinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Segundo o governo, a obra custará aproximadamente 25 milhões de reais.

Em seu discurso, Lula instou os estudantes a garantirem participação no Enem, que segue com inscrições abertas até 16 de junho.

“Se vocês um dia estiverem desanimados porque não acreditam na política, no prefeito, no vereador, no deputado, no governador, no senador ou no presidente, mesmo quando não acreditarem em ninguém, pelo amor de Deus, não desistam. Acreditem em vocês, porque o País que temos de construir está dentro de vocês e não dentro de mim”, disse o petista.

Governadora é vaiada durante a cerimônia

Presente na agenda, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), foi vaiada pelo público durante seu pronunciamento e rebateu as críticas.

“Eu quero dizer a vocês, e principalmente a vocês que reclamam: tenham a certeza de que o meu governo, o nosso governo em Pernambuco, vai trabalhar, não só para vocês que estão aqui hoje, mas pra aqueles que estão em casa, nas periferias e nos morros da região metropolitana do Recife, para aqueles que estão nos engenhos, que estão no sertão de Pernambuco, que não têm o direito de estar aqui reclamando por melhorias, muitas dessas legítimas. Eu trabalharei por vocês também”, disse a tucana.

Em março, durante uma agenda no Recife sobre o novo Programa de Aquisição de Alimentos, a governadora também foi vaiada e o presidente Lula repreendeu o ato.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo