CartaExpressa
Mendonça suspende processo de Lira contra Renan por ‘crimes contra a honra’
O STF analisará a competência do julgamento sobre postagens do senador


O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu o andamento de uma ação penal movida pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL), por crimes contra a honra. O processo tramita na Justiça Federal de Brasília.
A decisão valerá até a Corte decidir qual instância tem a competência de julgar o caso: a Justiça de Brasília ou o STF. A discussão se dá pelo envolvimento de pessoas com foro por prerrogativa de função.
Lira prestou queixa na Justiça por causa de uma postagem de Calheiros que relaciona o presidente da Câmara a supostos desvios de verbas públicas no orçamento secreto e a interferências na Polícia Federal de Alagoas.
Na publicação, Calheiros chegou a chamar Lira de “caloteiro” e “meliante”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lira ataca articulação do governo e não descarta rejeição da MP dos ministérios
Por CartaCapital
O que esperar da guinada ultranacionalista de Erdogan em seu novo mandato na Turquia?
Por RFI