CartaExpressa
Com fim de vacinação contra a gripe, veja quais estados vão prorrogar a campanha
Dados do Vacinômetro apontam que, dos 59,9 milhões de brasileiros pertencentes ao grupo prioritário, apenas 41,4% se vacinaram


Nesta quarta-feira 31 chega ao fim, oficialmente, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A recomendação do Ministério da Saúde, no entanto, é que estados e municípios que ainda tenham doses do imunizante continuem a fazer a aplicação.
Estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Salvador já anunciaram que farão a prorrogação.
O pedido é especialmente importante dada a baixa adesão à campanha entre o grupo prioritário. Dados do Vacinômetro apontam que, dos 59,9 milhões de brasileiros pertencentes ao grupo, apenas 41,4% se vacinaram. No ano passado e em 2021, a cobertura vacinal também ficou abaixo da meta de ao menos 90%: 68,1% e 72,8%, respectivamente.
Estão no grupo idosos com 60 anos e mais; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas e professores.
Entre os estados, o único a cumprir a meta foi o Amapá, que alcançou taxa vacinal de 90,7%. Os piores cenários estão no Acre, onde apenas 22,2% receberam a proteção anual, seguido por Roraima, com 25%, e Rio de Janeiro, com somente 28,7% até esta quarta-feira.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

GSI abre sindicância para investigar agressão contra jornalistas
Por CartaCapital
MPE pede que PGR investigue silenciamento de Sâmia Bomfim em CPI do MST
Por Marina Verenicz
Lula veta projeto de lei que previa pensão vitalícia para militares do Batalhão de Suez
Por André Lucena
PM agride idosa e homem algemado no interior de São Paulo
Por Carta Capital