CartaExpressa

Após nova regra de crédito, frigoríficos cobram bancos por ‘terceirização de responsabilidades’

‘Assumimos nossas responsabilidades, mas não aceitamos que outros setores terceirizem as suas responsabilidades para os frigoríficos’, disse a Abiec

Após nova regra de crédito, frigoríficos cobram bancos por ‘terceirização de responsabilidades’
Após nova regra de crédito, frigoríficos cobram bancos por ‘terceirização de responsabilidades’
Abusos. Frigoríficos e aplicativos de entrega estão na mira do MPT. FOTO: Márcio Isensee e Sá
Apoie Siga-nos no

Em nota técnica divulgada nesta terça-feira 30, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), respondeu a nova exigência dos bancos brasileiros para que frigoríficos provem não comprar gado de áreas desmatadas.

Segundo a Abiec, os frigoríficos associados já operam com preocupações ambientais e cobrou que os bancos “não terceirizem” essas responsabilidades.

“Nós assumimos nossas responsabilidades, mas não aceitamos que outros setores terceirizem as suas responsabilidades para os frigoríficos”, afirmaram em nota.

A associação ainda pediu que o protocolo imposto pelos bancos aos frigoríficos seja replicado “a todos os seus correntistas”.

“Por isso é importante não só que os bancos exijam de seus clientes que implementem sistemas de monitoramento e rastreabilidade, mas que as áreas de compliance e due diligence das instituições financeiras adotem em relação a todos os seus correntistas, inclusive proprietários rurais, os mesmos critérios socioambientais já implementados pela indústria de processamento de carne bovina, e não apenas para concessão de crédito”, destacou a associação do setor de carnes.

Segundo a associação, aproximadamente 20 mil fornecedores já foram bloqueados por inconformidades socioambientais. “Os frigoríficos cortam relações comerciais com estes fornecedores, mas é possível que eles continuem tendo relações comerciais com o setor financeiro.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo