CartaExpressa
Lula parabeniza Erdogan pela reeleição na Turquia e cita cooperação global pela paz
Com 99,66% das urnas apuradas Erdogan vencia por 52,13% dos votos, contra 47,87% de seu adversário, Kemal Kilicdaroglu
O presidente Lula (PT) parabenizou o islamita Recep Tayyip Erdogan por ter alcançado a reeleição na Turquia neste domingo 28.
Com 99,66% das urnas apuradas Erdogan vencia por 52,13% dos votos, contra 47,87% de seu adversário, Kemal Kilicdaroglu. O integrante do Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP, islâmico conservador) que está no poder há 20 anos, terá mais cinco anos à frente da presidência.
“Cumprimento @RTErdogan pela reeleição como presidente da Turquia. Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco. E conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo”, escreveu o presidente.
Cumprimento @RTErdogan pela reeleição como presidente da Turquia. Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco. E conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo 🇧🇷🇹🇷
— Lula (@LulaOficial) May 28, 2023
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Erdogan é reeleito presidente da Turquia e ficará mais cinco anos no poder
Por CartaCapital
Os ministérios de Lula que podem ser impactados em caso de não votação da reforma ministerial
Por CartaCapital
Lula se reúne na terça-feira com presidentes sul-americanos para traçar novo marco de integração
Por AFP
Ministra do Meio Ambiente afirma que Lula vai vetar MP da Mata Atlântica
Por CartaCapital



