CartaExpressa
Por 8 a 2, STF torna réus mais 250 acusados de participação no 8 de Janeiro
A análise das denúncias contra mais 131 suspeitos de envolvimento nos atos começa nesta terça-feira 23
O Supremo Tribunal Federal concluiu nesta segunda-feira 22 o julgamento em que aceitou as denúncias contra mais 250 denunciados por participação nos atos golpistas de 8 de Janeiro. Com a nova leva, chega a 1.045 o número de réus acusados de envolvimento nos ataques.
Eles deverão responder pelos crimes de incitação ao crime e associação criminosa. O grupo é formado por acusados de atuarem como autores e instigadores dos atos.
O relator, Alexandre de Moraes, defendeu o recebimento das denúncias e foi seguido pelos ministros Dias Toffoli, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin.
Os únicos a divergirem foram os ministros indicados à Corte pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL): Kassio Nunes Marques e André Mendonça.
A análise das denúncias contra mais 131 suspeitos de participação nos atos começa nesta terça-feira 23 e, a exemplo das anteriores, ocorrerá no plenário virtual, sem a necessidade de sessões presenciais. Essa leva representa o sexto grupo de investigados, totalizando 1.176 das 1,3 mil denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moraes mantém a prisão de coronel da PM do DF pelos atos golpistas de 8 de Janeiro
Por CartaCapital
PGR pede o arquivamento de inquéritos contra deputadas por incitação ao 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Maior bloco do Senado oficializa indicações para a CPMI do 8 de Janeiro; veja a lista
Por CartaCapital


