CartaExpressa
Nota de 2 mil pesos entra em circulação na Argentina
A inflação acumulada em 12 meses chegou a quase 109% em abril
O Banco Central da Argentina lançou nesta segunda-feira 22 sua nova cédula, de 2 mil pesos. Até aqui, a nota de maior valor em circulação no país era a de mil pesos.
Oficialmente, os 2 mil pesos equivalem a pouco mais de 42 reais.
Segundo a instituição, “enquanto avança o processo de digitalização dos pagamentos, esta cédula vai melhorar o funcionamento dos caixas eletrônicos e otimizar a transferência de dinheiro”.
As notas homenageiam o Instituto Malbrán, Cecilia Grierson e Ramón Carrillo, precursores no desenvolvimento da medicina na Argentina.
O país, que passará por eleições presidenciais neste ano, vive uma grave crise econômica. A inflação acumulada em 12 meses chegou a quase 109% em abril. Como uma medida desesperada para tentar conter a alta de preços, o BC aumentou a taxa básica de juros para 97% ao ano.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


