CartaExpressa
Ministro pede que Petrobras não retire sondas da bacia da foz do Amazonas
A ideia de Alexandre Silveira é manter a mobilização dos equipamentos enquanto recorre de decisão do Ibama


O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, pediu formalmente nesta quinta-feira 18 à Petrobras que não retire a sonda e os outros recursos que haviam sido mobilizados na foz do rio Amazonas.
Na quarta 17, o Ibama rejeitou uma licença para a empresa perfurar um poço de petróleo na bacia da foz. Segundo a análise técnica, o plano da Petrobras não fornecia garantias para atendimento à fauna diante de eventuais acidentes com o derramamento de óleo. Impactos em três terras indígenas em Oiapoque também não foram devidamente explicados, acrescentou o Ibama.
A ideia de Silveira é manter a mobilização dos equipamentos enquanto recorre da decisão do Ibama.
“Solicito avaliar a possibilidade, dentro da mais estrita legalidade, observância das regras de governança e interesse da companhia, de manutenção da sonda e dos recursos destinados à realização do poço mobilizados, por tempo adicional que possibilite o avanço das discussões com o Ibama para o licenciamento desta importante atividade no âmbito da política de exploração e produção de petróleo e gás natural do País”, diz o documento.
O MME reforça, ainda, um pedido para que a Petrobras reitere seu pleito no Ibama, “envidando todos os esforços necessários ao atendimento das condicionantes e comprovação da adequação do projeto para a prospecção segura e sustentável da área”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Petrobras vai recorrer contra decisão do Ibama que rejeitou perfuração na foz do Amazonas
Por Wendal Carmo
Haddad indica que Petrobras deve reduzir mais os preços de combustíveis para compensar reonerações
Por Camila da Silva
Nova política de preços da Petrobras dá outro papel à PPI, mas não a tira de cena
Por Ineep