CartaExpressa
PSOL aciona Pacheco para retirar as grades do Congresso Nacional
A bancada avalia o gesto como ‘necessário para a pacificação de nossa sociedade e o enfrentamento ao extremismo político’
A bancada de deputados do PSOL solicitou ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a retirada das grades instaladas ao redor do Congresso Nacional. O documento também foi encaminhado ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
O partido menciona no ofício a retirada das grades do Palácio do Planalto e do Palácio da Alvorada, determinada pelo presidente Lula (PT), e sustenta que a medida demonstra o retorno à normalidade no País.
Os parlamentares avaliam o gesto como “necessário para a pacificação de nossa sociedade e o enfrentamento ao extremismo político”. Recorrem, ainda, a um parecer do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional a vedar o cercamento permanente de áreas tombadas.
Na última quarta-feira 10, Lula afirmou que “quem faz uma quantidade de bloqueio dessa é porque está com medo de alguma coisa”.
“As pessoas iam na porta do Alvorada protestar domingo com corneta. Nunca me incomodaram”, disse o presidente. “Se eu quiser cercar o povo e não permitir que façam protesto, não faz sentido a democracia.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula projeta ‘testar’ base parlamentar a cada votação no Congresso
Por CartaCapital
Bolsonaro anuncia processo contra Lula por declaração sobre mansão nos EUA
Por CartaCapital
No Ceará, Lula lança programa para aumentar matrículas em tempo integral
Por CartaCapital



