CartaExpressa
Vídeo: Mário Frias agride jornalista durante audiência na Câmara
‘Sabia que tu era um anãozinho’, disse o bolsonarista a Guga Noblat antes da ação


O deputado federal Mario Frias (PL-SP) agrediu o jornalista Guga Noblat, nesta quinta-feira 11, durante uma audiência da Comissão de Comunicação da Câmara.
A sessão, intitulada Institucionalização da censura no Brasil, partiu de uma solicitação do deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO). A audiência ocorre no âmbito da discussão sobre o PL das Fake News.
Um dos registros compartilhados por Noblat mostra Frias derrubando o aparelho celular do jornalista. “Sabia que tu era um anãozinho”, disse o bolsonarista antes da ação.
“Deputado, o senhor me chamou de anão e tomou meu celular”, afirmou Noblat a Frias na sequência. “Está nervosinho o Frias. Fica mais frio.”
Assista:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.