CartaExpressa
Ex-ministro posta foto de Bolsonaro a caminho de feira agro no interior de São Paulo
O governo Lula (PT) cancelou a participação e o patrocínio ao evento depois de ter ministro desconvidado pela organização


O ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, publicou uma foto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a caminho da Agrishow, feira agropecuária que começa na segunda-feira 1, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
A presença do ex-presidente na feira causou um mal estar com o governo Lula (PT), que seria representado na abertura pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que afirma ter sido ‘desconvidado’ pela organização da feira da solenidade de abertura.
O ministro teria sido procurado pela organização do evento para alterar a sua presença no evento para a terça-feira 2, devido à presença de Bolsonaro na abertura. O convite não foi aceito e Fávaro acabou cancelando a sua ida. Havia a expectativa de que Fávaro anunciasse na abertura da feira a ampliação das linhas de crédito para o setor, além da suplementação orçamentária no Plano Safra deste ano.
Após o mal estar, o governo desistiu de patrocinar a feira via Banco do Brasil. Em nota, o banco informou que os stands de atendimento ao cliente e realização de negócios estão mantidos na feira. Destacou, ainda, que tomará medidas cabíveis caso identifique “qualquer desvio das finalidades negociais previstas” durante o evento.
Neste domingo 30, a organização da feira anunciou o cancelamento da solenidade de abertura. Em outro trecho do comunicado, a organização do evento pede ao ministro de Lula que mantenha sua agenda ao evento.
Esta será a primeira agenda pública de Bolsonaro desde o retorno dos Estados Unidos. O ex-capitão participa do evento ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Ver essa foto no Instagram
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Feira agro cancela solenidade de abertura após polêmica com governo Lula
Por CartaCapital
Em evento do agro, Tarcísio fala em cadeia para ‘invasores’ sem-terra
Por CartaCapital
Banco do Brasil desiste de patrocinar feira agro após organização do evento desconvidar ministro de Lula
Por Wendal Carmo
Feira agro desconvida ministro de Lula após Bolsonaro confirmar participação no evento
Por Wendal Carmo