CartaCapital
Cartas Capitais
Visita indigesta Dizer que Lula deu mesmo valor às atitudes da Rússia e da Ucrânia é incorreto. Ele lembrou das responsabilidades dos dois países, sem apontar quem é o mais culpado. Preocupa-me o europeísmo exacerbado. Todas as atrocidades listadas contra Putin podem ser facilmente encontradas […]


Visita indigesta
Dizer que Lula deu mesmo valor às atitudes da Rússia e da Ucrânia é incorreto. Ele lembrou das responsabilidades dos dois países, sem apontar quem é o mais culpado. Preocupa-me o europeísmo exacerbado. Todas as atrocidades listadas contra Putin podem ser facilmente encontradas nos líderes ocidentais do pretenso Primeiro Mundo.
Wilson Roberto
(Enviado via Carta)
Há uma diferença entre o sentido que Trump fala sobre armas enviadas para a Ucrânia e o que Lula diz sobre o assunto. O produto é o mesmo, mas os pontos de vista são diferentes. Não vejo insensatez na posição do presidente, uma vez que o contexto mundial de guerras por si só se autoexplica.
José Carlos Gama
(Enviado via Carta)
Sob o signo de Pirandello
Prezado Mino, justamente por ser a Rússia de Putin uma “ditadura feroz e vingativa”, o Brasil não pode pleitear mediação com propostas comportadas e ingênuas, de puro protesto à invasão da Ucrânia. Celso Amorim conseguiu o raro feito de ser recebido por Putin em Moscou por uma hora inteira. Não façam como outros veículos que também menosprezaram o plano engenhoso de Amorim e Lula na crise nuclear iraniana em 2016. A proposta do Itamaraty foi o cerne da solução implantada por Obama.
Carlos Eduardo Affonso
(Enviado via Carta)
Revogar é preciso
Concordo em gênero e número com as observações de Rita von Hunty. A reforma do Ensino Médio é uma das maiores vergonhas que as forças de direita, retrógradas e reacionárias, estão tentando impingir aos jovens brasileiros. Ainda bem que o governo Lula deu um basta nessa violência, e aguardamos a conclusão desse episódio dantesco. O Brasil merece que sua juventude desfrute da melhor qualidade possível em seu percurso escolar, e deixem o brigadeiro de colher para quem precisa se lambuzar de engodo.
Vera Queiroz
(Enviado via Carta)
Velho fantasma
O Brasil do século XXI precisa passar pela reforma agrária urgentemente. O latifúndio é incompatível com uma democracia inclusiva que precisamos construir. É inaceitável que mais de 90 mil famílias continuem acampadas por este Brasil, esperando a regularização de terras. Esta situação propicia a violência no campo. Não vamos esquecer o massacre de Eldorado dos Carajás. O governo Lula deve resgatar essa dívida social.
Rosa Carmina
(Enviado via Carta)
Desdobramentos supremos
A Polícia Federal continua a cumprir mandados de prisão, mas os apoiadores do golpe continuam livres e soltos. Em minha cidade, mesmo com as devidas denúncias, tais criminosos transitam pelas esferas culturais, sociais e políticas locais totalmente incólumes. Se ao menos os mentores forem para a cadeia será um alívio, mas a massa maligna continua rastejando por aí.
Adilson Roberto Gonçalves
(Enviado via Carta)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
