Política
Brasil vai lançar programa de combate ao racismo no esporte, diz Anielle Franco
A iniciativa foi idealizada após o episódio envolvendo o jogador de futebol Vinicius Jr, do Real Madrid


A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, anunciou neste domingo 23 o lançamento de um programa de combate ao racismo no esporte voltado para atletas que atuem no Brasil e no exterior. O pronunciamento foi feito durante conversa com jornalistas em Portugal.
A iniciativa, que ocorrerá em parceria com o Ministério do Esporte, ainda não tem data para ser lançada mas foi idealizada após o episódio envolvendo o jogador de futebol Vinicius Jr, do Real Madrid.
Vinicius Jr foi alvo gritos racistas da arquibancada em um jogo contra o Mallorca, em disputa ao campeonato Espanhol, em fevereiro deste ano.
Anielle afirmou ser preciso criar meios efetivos para que “se combata o racismo de frente” no meio esportivo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.