CartaExpressa
Lira confirma deputado do PP como relator da nova regra fiscal
Antes de avançar para o Senado, o texto precisará de pelo menos 257 dos 513 votos possíveis na Câmara


O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), confirmou nesta quinta-feira 20 que o deputado Cláudio Cajado (PP-BA) será o relator da proposta de regra fiscal apresentada pelo governo Lula para substituir o teto de gastos.
O arcabouço desenhado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi encaminhado ao Congresso como um projeto de lei complementar. Antes de avançar para o Senado, precisará de pelo menos 257 dos 513 votos possíveis na Câmara.
Na terça 18, Lira disse, porém, desejar a vitória da proposta com no mínimo 308 votos. Este é o quórum necessário para a aprovação de uma PEC e demonstraria força na articulação do governo e do comando da Casa.
“Com a celeridade que o País exige, informo que o relator do PL que trata do arcabouço fiscal será o deputado Cláudio Cajado, do Progressistas. Reafirmo aqui nosso compromisso com o amplo debate na apreciação da matéria”, anunciou Lira nesta quinta.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Entenda as despesas que não serão enquadradas na nova regra fiscal do País
Por CartaCapital
Entenda as medidas anunciadas pelo governo para estimular o crédito e as PPPs
Por CartaCapital
O que Lira e Haddad projetam sobre a tramitação da nova regra fiscal
Por CartaCapital