CartaExpressa
Dólar tem a 4ª queda seguida e fecha a semana em R$ 4,91
Investidores reagiram bem, nos últimos dias, à divulgação de índices de inflação nos Estados Unidos e no Brasil


O dólar voltou a fechar em queda nesta sexta-feira 4. A moeda norte-americana recuou 0,23%, cotada a 4,91 reais, o menor índice em 10 meses.
Confira as quedas acumuladas:
- Na semana: 2,82%
- No mês: 3,04%
- No ano: 6,88%
Investidores reagiram bem, nos últimos dias, à divulgação dos índices de inflação nos Estados Unidos e no Brasil:
- Nos EUA, o índice de preços subiu 0,1% em março, ante 0,4% em fevereiro. Lá, a inflação fechou março em 5% no acumulado de 12 meses, a menor taxa em dois anos;
- No Brasil, o IPCA em março foi de 0,71%, abaixo do previsto pelo “mercado”. No acumulado de 12 meses, o índice chegou a 4,65%, o mais baixo desde janeiro de 2021.
Nesta sexta, quatro dos maiores bancos dos Estados Unidos apresentaram resultados saudáveis para o primeiro trimestre do ano – graças, particularmente, ao aumento das taxas de juros. São eles: JPMorgan, Citigroup, WellsFargo e PNC.
Na agenda doméstica, as atenções estão na viagem do presidente Lula (PT) à China. O petista e o presidente chinês, Xi Jinping, assinaram 15 acordos comerciais e de parceria.
O foco está no setor de tecnologia. Há, ainda, um intercâmbio de conteúdos de comunicação, além de termos para a ampliação das relações comerciais, em especial no agronegócio.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

BNDES capta US$ 1,3 bilhão na China para investimentos no Brasil
Por CartaCapital
Brasil e China criticam países desenvolvidos por baixo financiamento de ações climáticas
Por Victor Ohana
Ideia de usar moedas locais no comércio internacional deve ser aprofundada, diz Haddad na China
Por André Lucena