Mundo
Trump processa ex-advogado e pede indenização de US$ 500 milhões
Michael Cohen é uma testemunha-chave no caso em que o ex-presidente foi acusado pela Justiça de Nova York


Donald Trump apresentou, nesta quarta-feira 12, uma ação multimilionária contra seu ex-advogado Michael Cohen, uma testemunha-chave no caso em que o ex-presidente foi acusado na semana passada pela Justiça de Nova York.
A ação, apresentada em um tribunal federal na Flórida, acusa Cohen de ter violado o sigilo profissional e o acordo de confidencialidade que os unia. Trump pede 500 milhões de dólares por perdas e danos.
“O demandado não cumpriu seus deveres fiduciários para com o demandante, em virtude de sua relação advogado-cliente, ao revelar confidências” de Trump e “difundir falsidades” que “podem ser embaraçosas e prejudiciais” para o ex-presidente, diz a peça.
Cohen testemunhou diante do grande júri convocado pelo promotor distrital de Manhattan, Alvin Bragg. Trump é acusado de 34 crimes de falsificação relacionados a um pagamento de suborno à atriz pornô Stormy Daniels antes das eleições de 2016.
O ex-advogado do magnata republicano assegura ter tratado da entrega de 130 mil dólares em troca do silêncio de Daniels, que afirma ter mantido um caso extraconjugal com Trump em 2006.
Trump, o primeiro ex-presidente na história dos Estados Unidos a ser processado penalmente, se declarou inocente das acusações em 4 de abril. Cohen, por sua vez, foi condenado a três anos de prisão por vários delitos, entre eles o caso do pagamento a Daniels e uma acusação de evasão fiscal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Casa Branca culpa serviço secreto e Trump por retirada traumática do Afeganistão
Por AFP
Trump classifica acusações contra ele de ‘insulto’ aos EUA
Por AFP
Além do suborno: conheça as outras investigações que deixam Trump na mira da Justiça
Por CartaCapital