CartaExpressa
Gleisi diz que irá à Comissão de Ética contra post de Marcos do Val sobre Lula
Em suas redes sociais, Do Val publicou uma montagem nesta terça-feira 11 em que o presidente aparece algemado aos seus pés


A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse que denunciará o senador Marcos do Val (Podemos-ES) ao Conselho de Ética da Casa Alta por uma postagem feita pelo parlamentar nesta terça-feira 11. Em suas redes sociais, Do Val publicou uma montagem em que o presidente Lula (PT) aparece algemado aos seus pés.
Na imagem, o senador ainda faz menção à instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para investigar os atos golpistas do 8 de Janeiro. No Congresso, parlamentares bolsonaristas defendem a abertura do colegiado sob o argumento de que o governo federal foi omisso durante o quebra-quebra na capital federal.
Em resposta à publicação de Do Val, Gleisi atribuiu a publicação a um comportamento “de quinta categoria” e afirmou que o parlamentar quer “aparecer em cima de imagem violenta” de Lula.
“Isso é crime. Vai pra Comissão de Etica [sic] e tomaremos outras providências, bandido!”, escreveu a deputada no Twitter.
Que coisa asquerosa esse Marcos do Val. Ser de quinta categoria. Quer aparecer em cima de imagem violenta ao presidente Lula, incitando as pessoas. Isso é crime. Vai pra Comissão de Etica e tomaremos outras providências, bandido!
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) April 11, 2023
Não é a primeira vez que o presidente Lula é alvo de postagens consideradas incitadoras à violência por aliados. Em março, por exemplo, o PT ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal contra a deputada bolsonarista Júlia Zanatta, do PL de Santa Catarina.
O título está livre… pic.twitter.com/TKDutgEoI9
— Marcos do Val (@marcosdoval) April 10, 2023
A parlamentar publicou em suas redes sociais uma foto em que portava uma arma de fogo e fazia referência ao presidente. Na imagem, Zanatta vestia camiseta com a frase “come and take it” (“venha e pegue”, em tradução livre do inglês) e a imagem de uma mão com quatro dedos atingida por três disparos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Twitter diz ao governo Lula que perfis com fotos de assassinos não violam termos de uso
Por CartaCapital
Justiça de São Paulo manda apreender avião do apóstolo Valdemiro Santiago
Por CartaCapital