CartaExpressa
8 de Janeiro: Moraes prorroga inquérito contra deputado do PL
André Fernandes se tornou alvo de investigação por publicações nas redes sociais sobre o terrorismo bolsonarista


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, prorrogou por 60 dias as investigações contra o deputado federal André Fernandes (PL-CE) pelos atos golpistas do 8 de Janeiro.
O parlamentar entrou na mira da Justiça devido a vídeos publicados em uma rede social a convocar “ato contra o governo Lula”.
Após a invasão promovida por bolsonaristas, Fernandes chegou a postar a imagem da porta de um armário vandalizado no STF, com o nome de Moraes. A legenda dizia: “Quem rir vai preso”.
“Considerando a necessidade de prosseguimento das investigações e a existência de diligências em andamento, nos termos previstos no art. 10 do Código de Processo Penal, prorrogo por mais 60 (sessenta) dias o presente inquérito”, diz o despacho assinado por Moraes nesta segunda-feira 10.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

A estratégia da CPI no DF para ouvir empresários que financiaram os atos golpistas do 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo
PGR denuncia mais 203 pessoas por incitação aos ataques de 8 de Janeiro
Por Getulio Xavier
Pacheco pode instalar CPMI sobre o 8 de Janeiro ainda neste mês; governo Lula é contra
Por CartaCapital