CartaExpressa
Multas por desmatamento na Amazônia crescem 219% no 1º trimestre
Segundo o Ibama, as apreensões de bens e produtos relacionados às infrações ambientais subiram 133%


O Ibama informou nesta quinta-feira 6 que o número de autos e outras infrações relacionados a desmatamento na Amazônia entre janeiro e março aumentou 219% na comparação com a média para o mesmo período nos quatro anos anteriores, sob o governo de Jair Bolsonaro.
Segundo o instituto, as apreensões de bens e produtos ligados às infrações ambientais subiram 133%, enquanto o número de embargos de propriedades cresceu 93%.
O Ibama avalia que as medidas “descapitalizam os infratores e impedem que obtenham financiamento, além de restringir o comércio de produtos ilegais”.
Em todo o País, as autuações ambientais aumentaram 78% na comparação do primeiro trimestre deste ano com a média para o mesmo período de 2019 a 2022.
“Serão mantidas as operações para retirar invasores de terras indígenas, como a executada desde o dia 6 de fevereiro no território Yanomami, que resultou até o momento na destruição de 285 acampamentos de garimpeiros, 8 aeronaves, 23 barcos, 3 tratores e 124 motores”, informou a autarquia. “Também foram apreendidas 22 toneladas de cassiterita, 21 mil litros de combustível e 5 kg de mercúrio, entre outros equipamentos de apoio logístico ao garimpo.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Pacheco lê requerimento para instalar CPI para investigar ONGs na Amazônia
Por Wendal Carmo
Operação contra garimpo ilegal prende dois militares no Amazonas
Por Agência Brasil
‘Resultados primeiro, pagamento depois’: Noruega condiciona doações do Fundo Amazônia a números do desmatamento
Por Wendal Carmo