CartaExpressa

O relato de Moraes sobre a alienação dos presos do 8 de Janeiro: ‘É assustador’

A declaração foi dada em palestra na Fundação FHC

O ministro Alexandre de Moraes. Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, relatou na última sexta-feira 31 um dos encontros que teve com os presos após os atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília. A declaração foi dada em palestra na Fundação FHC, de acordo com o jornal O Globo.

“Eu fui no presídio com a ministra Rosa (Weber). Há várias pessoas alienadas, que acham que não fizeram nada, que era liberdade de manifestação”, disse o magistrado. “Uma delas chegou a dizer que estava passando por perto, viu [o ato de depredação] e aí ela ia orar e Deus disse para ela se refugiar embaixo da mesa do presidente do Senado. Só por causa disso ela entrou. É um negócio assustador”.

Na última semana, o ministro decidiu manter a prisão de Marcelo Fernandes Lima, bolsonarista que furtou uma réplica da Constituição Federal de 1988 durante o ataque golpista.

Moraes seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República, a afirmar que Lima exerceu “grande influência” sobre os demais invasores.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar