Ministério da Defesa não comemora aniversário do Golpe Militar de 1964

‘Direto da Redação’ conta com a participação de Marivaldo Pereira, secretário de Acesso à Justiça

O retorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Brasil “flopou”, segundo as palavras do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Derrotado nas eleições do ano passado, Bolsonaro ficou três meses em Orlando, nos Estados Unidos, e voltou um dia antes do aniversário do golpe militar de 1964. Diferentemente do que fazia o governo anterior, o atual Ministério da Defesa não comemorou a data. Aliados de Bolsonaro, agora, atuam para evitar a inelegibilidade ou mesmo a prisão do ex-presidente. Na edição de hoje do programa Direto da Redação, o editor Alisson Matos e o repórter Victor Ohana analisam a conjuntura política com a presença de Bolsonaro no Brasil e debatem: uma punição enfraqueceria ou fortaleceria o ex-capitão?

O programa também recebe como convidado especial o secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira, para destacar as iniciativas da pasta na proteção à democracia e na melhoria do acesso da população ao sistema judicial.

Veja mais: as repercussões sobre o novo arcabouço fiscal; Arthur Lira e Rodrigo Pacheco se bicam pela tramitação das Medidas Provisórias no Congresso; Dilma estreia no Brics; e Lula rejeita participar de declaração liderada por Joe Biden contra a Rússia.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.