CartaExpressa

Haddad anuncia a nova regra fiscal nesta quinta-feira

O marco substituirá o teto de gastos, imposto ao País sob o governo de Michel Temer

Haddad anuncia a nova regra fiscal nesta quinta-feira
Haddad anuncia a nova regra fiscal nesta quinta-feira
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Fazenda comunicou que anunciará a nova regra fiscal nesta quinta-feira 30, às 10h30. Em nota, a assessoria informou que o ministro Fernando Haddad concederá uma coletiva de imprensa em Brasília. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, deve participar da divulgação.

A proposta será encaminhada em forma de projeto de lei ao Congresso Nacional e terá de contar com a aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado para entrar em vigor.

Com o projeto, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer substituir o teto de gastos, limite orçamentário estabelecido sob o governo de Michel Temer (MDB) que congelou gastos em saúde e educação por 20 anos.

O anúncio é muito esperado pelo atores do “mercado”. Boa parte dos consultores e dos investidores culpa a falta de uma regra fiscal ao justificar a manutenção da taxa de juros em um nível elevado.

O Banco Central estipulou na semana passada, pela 5ª vez, a taxa Selic em 13,75% ao ano, um dos maiores índices do mundo. A decisão ocorre a contragosto de Lula, que tem pressionado pela redução do percentual.

Também na manhã de quinta, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve chegar ao Brasil, depois de uma estadia de três meses em Orlando, nos Estados Unidos. Ele desembarcará no Aeroporto de Brasília.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo