CartaExpressa
Lula dá aval para Haddad apresentar nova regra fiscal a Lira e Pacheco
Segundo Alexandre Padilha, o novo marco terá metas de controle de despesas e de superávit e adotará regras anticíclicas
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, indicou nesta quarta-feira 29 que o presidente Lula (PT) deu aval à nova regra fiscal, encabeçada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para substituir o teto de gastos.
Agora, Haddad apresentará a proposta à cúpula da Câmara dos Deputados e do Senado.
Segundo Padilha, o novo marco “aliará responsabilidade fiscal com responsabilidade social”, terá metas de controle de despesas e de superávit e adotará regras anticíclicas, para não sufocar os investimentos em períodos de crise econômica.
Padilha concedeu as declarações em sua chegada a uma reunião de Haddad com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e com líderes da base aliada. O encontro entre o ministro da Fazenda e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), previamente agendado para a manhã de quinta, pode ocorrer ainda na noite desta quarta.
Padilha disse que a expectativa é de aprovação do projeto de lei pelo Congresso Nacional “o mais rápido possível” e afirmou haver um clima “muito positivo” para a tramitação da matéria.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Apostila de cursinho em Santa Catarina compara Lula a Adolf Hitler e ofende Dilma
Por CartaCapital
Preso no 8 de janeiro e acampados golpistas foram ao GSI de Heleno antes da posse de Lula
Por Agência Pública



