CartaExpressa
Deputada pede investigação sobre presentes recebidos por Damares no governo Bolsonaro
A solicitação foi apresentada por Luciene Cavalcante (PSOL-SP) após a notícia de que uma servidora apagou dados do sistema do Ministério da Mulher


A deputada federal Luciene Cavalcante (PSOL-SP) encaminhou uma representação ao Ministério Público Federal e ao Tribunal de Contas da União solicitando investigação sobre os presentes recebidos pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) enquanto esteve à frente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no governo de Jair Bolsonaro.
A parlamentar também pede que a apuração envolva a sucessora de Damares, Cristiane Britto, que ficou no cargo até o fim de 2022.
Na peça, a deputada cita o fato de uma servidora ter apagado do sistema do ministério a lista de presentes recebidos pelas ministras. O caso veio à tona depois de o jornal O Tempo solicitar dados à pasta via Lei de Acesso à Informação.
Luciene Cavalcante menciona na representação que “a aceitação de presentes somente poderá ocorrer oriundos de autoridades estrangeiras nos casos protocolares quando houver reciprocidade, ou aqueles sem valor comercial ou que não ultrapassem o valor de cem reais”.
Diz, ainda, que “o recebimento de presentes pela administração federal é bem juridicamente tutelado e (…) deve respeitar o princípio da publicidade, independentemente de norma que posteriormente regulamentou a sua divulgação”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Relatório diz que mineração viveu “anos dourados” no governo Bolsonaro
Por Agência Brasil
Quem são as testemunhas pró-Bolsonaro que vão depor em ação que pode torná-lo inelegível
Por CartaCapital
Defesa de Bolsonaro usou viagem aos EUA para tentar atrasar processo no TSE, diz jornal
Por CartaCapital
Ibama anula despacho do governo Bolsonaro que barrava a cobrança de 29 bilhões em multas ambientais
Por Caio César
Rosa Weber define data de julgamento do indulto concedido por Bolsonaro a Daniel Silveira
Por CartaCapital
Defesa de Bolsonaro devolve as joias sauditas em Brasília
Por André Lucena