Salário dos servidores sobe (e juro do BC segue alto)

No ‘Poder em Pauta’ da semana, André Barrocal recebe Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

O governo vai subir o salário do funcionalismo público federal em 9%. Será o primeiro reajuste dos servidores federais desde 2017. O acordo, fechado com sindicatos, deve beneficiar cerca de 1,2 milhão de trabalhadores, aposentados e pensionistas. O governo também estuda redimensionar o número de trabalhadores em diversas áreas, a fim de melhorar os serviços públicos. A reforma administrativa proposta por Jair Bolsonaro para enxugar o tamanho do Estado é coisa do passado. Sobre esses assuntos, além de um ajuste fiscal em preparação no governo, a manutenção do juro alto pelo Banco Central (BC) e o papel dos bancos públicos para impulsionar o crescimento brasileiro, o repórter André Barrocal entrevista AO VIVO Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.