Política

Em queda de braço com Lira, Pacheco decide instalar imediatamente comissões mistas sobre MPs

O presidente do Senado – e do Congresso – fez o anúncio na tarde desta quinta-feira 22

Em queda de braço com Lira, Pacheco decide instalar imediatamente comissões mistas sobre MPs
Em queda de braço com Lira, Pacheco decide instalar imediatamente comissões mistas sobre MPs
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu nesta quinta-feira 23 que o Congresso Nacional voltará a instalar as comissões mistas – formadas por deputados e senadores – para analisar medidas provisórias editadas pelo Executivo.

Pouco antes, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou não ter chegado a um acordo com Pacheco sobre a tramitação das MPs. Em entrevista coletiva, o líder do Centrão cobrou “bom senso” do colega do Senado e disse que, na semana que vem, os deputados votarão as medidas enviadas ainda no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Até o início da pandemia, as MPs enviadas pelo governo tinham de passar por um colegiado composto por deputados e senadores antes de chegarem ao plenário da Câmara e ao do Senado.

Com a crise sanitária, porém, um ato conjunto das Casas autorizou a apreciação direta pelo plenário. À época, o Congresso funcionava de forma híbrida e uma parte significativa dos congressistas trabalhava remotamente.

“A decisão da presidência do Congresso Nacional, materializada em decisão escrita, quanto à prejudicialidade daquele ato da Comissão Diretora do passado, em razão do fim da pandemia, na estrita interpretação do que foi decidido pelo pleno do Supremo Tribunal Federal em razão dessa excepcionalidade, e retomaremos a ordem constitucional com a determinação pela presidência do Congresso Nacional da instalação imediata das comissões mistas de medidas provisórias, com as indicações de lideres da Câmara e do Senado dos membros destas comissões mistas para que possamos cumprir nosso papel constitucional”, comunicou Pacheco nesta quinta.

Enquanto não há uma solução para o impasse, as matérias enviadas pelo presidente Lula (PT) estão paralisadas. Após editadas, Câmara e Senado têm até 120 dias para aprovar ou reverter as MPs.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo