Cultura

assine e leia

Um passeio pela excentricidade

Silvina Ocampo, autora argentina redescoberta no Brasil, é retratada de forma original na biografia A Irmã Menor

As vozes ao redor. Silvina foi casada com Bioy Casares e era muito amiga de escritores como Borges, Cortázar e Puig
Apoie Siga-nos no

A argentina Mariana ­Enriquez, autora do premiado romance Nossa Parte da Noite, de 2019, testa seus talentos também na biografia em A Irmã Menor: Um Retrato de Silvina Ocampo, publicado em 2014 e agora lançado no ­Brasil. O livro de Mariana faz parte de uma sorte de descoberta editorial de Silvina Ocampo no Brasil. Em anos recentes, dois de seus volumes de contos foram publicados no País: A Fúria (Companhia das Letras, 2019) e As ­Convidadas (Companhia das Letras, 2022).

Caçula de seis irmãs, nascida em uma família de muitas posses, Silvina ­Ocampo (1903-1990) percorre o ­século XX como uma figura de destaque na ­cultura argentina. Foi casada com Adolfo Bioy Casares e manteve uma amizade de décadas com Jorge Luis Borges. Foi também próxima de escritores das gerações seguintes, como Alejandra ­Pizarnik, ­Edgardo Cozarinsky e Manuel Puig.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo