Economia
Senado amplia o prazo de pagamento do Pronampe de 4 para 6 anos
O texto já havia sido avalizado pela Câmara e segue para a sanção do presidente Lula (PT)
O Senado aprovou nesta terça-feira 21 uma medida provisória que amplia de 48 para 72 meses o prazo de pagamento dos empréstimos no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Pronampe. O texto já havia sido avalizado pela Câmara e segue para a sanção do presidente Lula (PT).
O programa foi criado em 2020 com o objetivo de auxiliar micro e pequenas empresas. A MP que estende o período para pagamentos foi editada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) três dias antes do segundo turno da eleição.
O dinheiro pode ser usado para investimentos, como a compra de equipamentos e a realização de reformas, e para despesas operacionais, como pagamento de salários dos funcionários, pagamento de contas e compra de mercadorias.
A redação prevê uma carência de 12 meses para o início dos pagamentos dessa linha de crédito. Na apreciação da matéria, deputados e senadores mantiveram o limite das taxas de juros aplicadas atualmente: taxa Selic mais 6% ao ano para contratos firmados a partir de 2021.
Relatora no Senado, Zenaide Maia (PSD-RN) apresentou um parecer favorável à proposta, com a rejeição de todas as emendas apresentadas.
“Sua edição auxilia a preservação das empresas afetadas pelas medidas sanitárias de combate à Covid-19, preserva empregos, reduz a demanda de amparo por trabalhadores desempregados e corrige tempestivamente distorções nos critérios de distribuição dos recursos e no socorro às empresas endividadas no âmbito do programa”, defendeu a senadora.
Um dos objetivos do Pronampe é preservar postos de trabalho em número igual ou superior ao registrado no último dia do ano anterior ao da contratação da linha de crédito. Os empregos devem ser mantidos entre a data da contratação e o 60º dia após o recebimento da última parcela.
(Com informações da Agência Senado)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Senadores veem PEC como ‘saída pacífica’ à queda de braço entre Lira e Pacheco sobre as MPs
Por Wendal Carmo
Yanomamis vão ao STF contra depoimento de garimpeiros ao Senado
Por Wendal Carmo
Promotor de Justiça do ES terá de indenizar Fabiano Contarato por homofobia
Por Wendal Carmo



