CartaExpressa
Moraes manda a PF apurar suposta ligação de Fernando Holiday com atos golpistas
O ministro também decidiu manter o caso no Supremo Tribunal Federal


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que a Polícia Federal apure se o vereador Fernando Holiday (Republicanos), de São Paulo, possui relações com a promoção de atos golpistas.
O magistrado analisou um pedido da bancada feminina da Câmara Municipal paulistana pela abertura do procedimento, com base em publicações de Holiday nas redes sociais sobre o resultado das eleições presidenciais e os atos antidemocráticos.
Apesar de a Procuradoria-Geral da República se manifestar pelo envio da ação à Justiça de São Paulo, Moraes entendeu as apurações podem identificar algum elo do vereador com a invasão bolsonarista do 8 de Janeiro.
“As condutas narradas, considerado o contexto geral dos atos ocorridos a partir da proclamação do resultado das Eleições Gerais de 2022, com bloqueio de rodovias, bem como aqueles ocorridos no dia 8/1/2023 em Brasília/DF, com depredação dos prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, em tese se relacionam com diversas investigações em andamento nesta Suprema Corte, de modo que o declínio de competência nesse momento seria absolutamente prematuro”, escreveu Moraes.
Nas redes, Holiday debochou da determinação do STF. “Agora pronto, chegou a minha vez… estava demorando”, escreveu.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Coronel da PM diz que o Exército dificultou a prisão de golpistas no 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Moraes conclui análise e mantém 294 presos por envolvimento no 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo
PGR denuncia mais 100 pessoas ao STF por envolvimento no 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo