Política

Ibaneis reassume o governo do DF e fala em virar a página: ‘Agora é tempo de paz’

O emedebista volta à gestão do DF um dia depois de Alexandre de Moraes revogar seu afastamento

Ibaneis reassume o governo do DF e fala em virar a página: ‘Agora é tempo de paz’
Ibaneis reassume o governo do DF e fala em virar a página: ‘Agora é tempo de paz’
Governador do DF, Ibaneis Rocha.
Apoie Siga-nos no

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), reassumiu o posto nesta quinta-feira 16 e disse que é preciso “virar a página” após ficar 67 dias afastado do cargo.

“Volto com o coração limpo, a cabeça tranquila e a convicção de que temos muito a fazer pelo Distrito Federal”, afirmou o emedebista. “Agora, é tempo de paz. Precisamos virar a página do Distrito Federal e de todo o Brasil”.

O governador volta à gestão do DF um dia depois do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes revogar seu afastamento.

O magistrado avaliou um pedido apresentado pela defesa de Ibaneis pelo fim da medida cautelar imposta logo após os atos golpistas do 8 de Janeiro.

“Sem fazer juízo de mérito (a ser realizado em momento oportuno) e apenas em relação ao interesse da investigação e das providências cautelares, os elementos coligidos até o momento não permitem inferir que o retorno de Ibaneis Rcha ao cargo de Governador do Distrito Federal impeça o curso da colheita de provas, obstrua as investigações em andamento, coloque em risco a ordem pública ou a aplicação da lei penal“, escreveu Moraes.

O ministro frisou, no entanto, que as investigações prosseguirão e que “a medida cautelar poderá, de ofício ou a pedido das partes, voltar a ser decretada, se sobrevierem razões que a justifiquem”.

O afastamento de Ibaneis foi determinado na noite de 8 janeiro pelo próprio Moraes. O ministro entendeu que o governador deveria ser investigado por suposta omissão na segurança do DF quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes da República.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo