CartaExpressa
Senador quer ouvir ex-diretor da Abin sobre sistema secreto de monitoramento
A agência utilizou o programa entre 2019 e 2021, sob o governo de Jair Bolsonaro, segundo jornal


O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) apresentou um requerimento à Comissão de Segurança Pública da Casa Alta para ouvir o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência Alexandre Ramagem sobre um sistema secreto utilizado pelo órgão durante o governo de Jair Bolsonaro para monitorar pessoas. O caso foi revelado pelo jornal O Globo nesta terça-feira 14.
A ferramenta é conhecida como FirstMile e, para funcionar, era necessário apenas que se digitasse o número do contato telefônico. A partir disso, o acompanhamento era feito através de um mapa.
No requerimento, Kajuru diz que Bolsonaro “colecionou casos de autoritarismo e instrumentalização das instituições para atacar aqueles se opuseram aos seus atos” e que, por isso, os fatos devem ser esclarecidos por Ramagem.
“Os fatos noticiados são gravíssimos, pois a gestão de Jair Bolsonaro pode ter usado essa ferramenta para espionar desafetos e adversários políticos. Isso é uma afronta ao Estado Democrático de Direito”, escreveu o senador. “A possibilidade de ter havido monitoramento indiscriminado de pessoas, por si só, causa perplexidade.”
A solicitação do senador ainda precisará ser avalizada pela comissão. Como se trata de um convite, caberia ao ex-diretor da Abin decidir se iria ou não ao Senado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula faz cobrança pública a ministros: ‘Não anunciem nada sem antes passar pela Casa Civil’
Por Getulio Xavier
Justiça de SP determina que União e EBC se manifestem sobre live com Janja
Por Wendal Carmo