CartaExpressa
Receita intima Bento Albuquerque a explicar entrada de segundo pacote de joias no País
Os auditores querem saber o motivo dos itens, entregues a Bolsonaro, não terem seguido o rito de importação


A Receita Federal intimou o ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque a explicar a entrada de um segundo estojo de jóias sauditas no País, que foi posteriormente entregue ao então presidente Jair Bolsonaro (PL).
Os auditores querem saber o motivo dos itens não terem seguido o rito de importação. No caso, os materiais devem vir assinalados como bagagem diplomática e o pedido de incorporação ao patrimônio deve ser feito pela Secretaria Geral da Presidência. O processo de liberação de importação costuma acontecer no mesmo dia, desde que a Receita seja avisada com alguma antecedência.
No caso do segundo estojo de joias não houve interceptação por parte dos agentes da Receita e o conjunto de itens que inclui relógio, caneta, abotoaduras, anel e um tipo de rosário da marca suíça Chopan foi entregue a Bolsonaro.
Antes, a Receita chegou a reter um conjunto de joias e relógio avaliados em 16,5 milhões de reais que, supostamente, seriam um presente para a ex-primeira dama, Michelle Bolsonaro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Michelle embarca para Orlando, onde irá se encontrar com Bolsonaro
Por Getulio Xavier
No governo Bolsonaro, Abin usou programa para monitorar pessoas por meio do celular
Por André Lucena
Empresa anuncia seminário com Bolsonaro nos EUA para discutir sustentabilidade
Por CartaCapital
PT retoma críticas ao BC, cobra queda nos juros e ‘cola’ Campos Neto ao bolsonarismo
Por CartaCapital
Quanto custa o aluguel da nova casa de Bolsonaro em Brasília
Por Wendal Carmo