Política
Câmara do DF reforça pedido ao STF para Torres comparecer à CPI dos Atos Golpistas
O pedido foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF. A oitiva está agendada para a próxima quinta 9


A Câmara Legislativa do Distrito Federal reforçou o pedido ao Supremo Tribunal Federal para que o ex-secretário de Segurança Pública do DF Anderson Torres compareça à Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga os atos golpistas de 8 de janeiro.
A solicitação foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito sobre os ataques antidemocráticos, após a defesa pedir que Torres tenha o o direito de permanecer em silêncio ou sequer participar da sessão. A oitiva do bolsonarista está marcada para a quinta-feira 9, às 10h.
Os advogados de Torres alegam que não haveria interesse no depoimento, já que ele foi ouvido pela Polícia Federal sobre o caso.
A CLDF, por sua vez, reiterou que ele é “testemunha ocular de fatos centrais para o objeto da CPI em andamento” e que “a sociedade distrital, por seus representantes eleitos, merece ter voz e indagar-lhe sobre o que testemunhara”.
Apontou, ainda, um precedente do próprio STF no âmbito da participação do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello na CPI da Covid, no Senado. A Corte decidiu que o direito à não autoincriminação não dispensa o comparecimento a uma comissão parlamentar, principalmente em casos excepcionais e de relevância social. “Logo, remanesce a obrigação de apresentar-se à CPI, ainda que eventualmente invocado o direito ao silencio para, pontualmente, evitar autoincriminação”, completou a Câmara.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PF deflagra 7ª fase da Operação Lesa Pátria contra golpistas do 8 de janeiro
Por CartaCapital
AGU pede condenação de R$ 100 milhões contra financiadores de atos golpistas
Por Wendal Carmo
O que diz o PT sobre a possibilidade de instalação da CPMI dos atos golpistas
Por Alisson Matos
11 advogados desistem de defender Anderson Torres no STF
Por CartaCapital
Torres pede ao STF para ficar em silêncio na CPI do DF sobre os atos golpistas
Por Wendal Carmo