CartaExpressa
Zé Trovão vai a reunião no Planalto e defende ‘mostrar diplomacia’
O deputado de extrema-direita afirmou buscar ‘respeito entre os Poderes’ após agenda com o ministro Alexandre Padilha
O deputado federal bolsonarista Zé Trovão (PL-SC), que se notabilizou na extrema-direita ao incentivar manifestações antidemocráticas, participou nesta terça-feira 7 de uma reunião com membros do governo Lula (PT).
Ele esteve em um café da manhã oferecido pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, direcionado a novos deputados do Sul e do Centro-Oeste. Trovão chegou ao Palácio do Planalto uma hora antes da agenda.
Na saída do compromisso, o deputado afirmou que não concederia entrevista devido a uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Fez, no entanto, breves comentários sobre a reunião com Padilha.
“O encontro é um encontro em que a gente está tentando mostrar uma diplomacia, ter respeito entre os Poderes, fazer com que a gente consiga trabalhar”, declarou. “Era essa a intenção de falar com o ministro Padilha.”
Zé Trovão foi investigado por participação nos atos golpistas do 7 de Setembro bolsonarista em 2021. Em outubro daquele ano, foi preso por determinação de Moraes. A prisão preventiva foi convertida em domiciliar em dezembro. A domiciliar, por fim, foi revogada em fevereiro de 2022, mas ele teve de usar tornozeleira eletrônica. Em outubro passado, recebeu mais de 71 mil votos e foi eleito deputado.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Quem são os três bolsonaristas presos na 7ª fase da Operação Lesa Pátria
Por Getulio Xavier
Flávio divulga data de retorno de Bolsonaro ao Brasil, mas apaga post
Por Getulio Xavier
Ex-ministro de Bolsonaro será intimado pela Receita para explicar caso das joias
Por CartaCapital



