CartaExpressa
Plano para o 8 de Janeiro não foi executado, diz ex-número 2 da Segurança do DF a CPI
Fernando Oliveira afirmou não saber, porém, por que as ordens não foram cumpridas


O delegado Fernando de Souza Oliveira, que chefiava interinamente a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal durante os atos golpistas de 8 de janeiro, afirmou nesta quinta-feira 2 que a Polícia Militar não executou o plano de segurança elaborado.
Oliveira prestou depoimento à CPI dos Atos Antidemocráticos instaurada pela Câmara Legislativa do DF.
“O departamento de operações da PM era a unidade responsável por executar e determinar o quantitativo de policiais, equipamentos e onde as tropas iriam ficar”, declarou.
Segundo ele, um plano integrado foi aprovado pelas forças de segurança, inclusive pelo ex-secretário Anderson Torres. Oliveira disse não saber, porém, por que as ordens não foram cumpridas.
“Eu assumiria oficialmente na segunda-feira [9 de janeiro]. Eu estava aqui, mas era o secretário-executivo. Tanto que eu reportava todos os dias ao secretário Anderson. Até para falar com o governador, eu me reportava para o Anderson”, contou.
Fernando Oliveira disse ainda que “não houve uma apresentação formal” entre ele e o então governador Ibaneis Rocha (MDB). “O secretário Anderson disse que tinha uma agenda posterior e com a viagem dele eu assumiria”, acrescentou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes concede liberdade provisória a mais 52 envolvidos nos atos golpistas
Por CartaCapital
A atuação do PT para evitar a CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro
Por Alisson Matos
Leia a decisão de Moraes que mantém Anderson Torres na prisão por atos golpistas
Por CartaCapital